Mais uma copa do mundo está chegando, o torneio terá início no próximo domingo (20/11), com um jogo entre as seleções do Catar e Equador. A seleção brasileira jogará somente na quinta-feira (24/11), às 16h, contra a seleção da Sérvia. Mas com esse evento, o que muda nos condomínio? Como lidar com os barulhos? E a torcida? Bom, pensando nisso, o portal Síndico Legal trouxe um conteúdo que pode ajudar síndicos e moradores a torcerem sem problemas.
Geralmente, as pessoas tendem a se reunir para assistir os jogos, já que a copa do mundo é um evento periódico e não acontece todos os anos, não é mesmo? Mas as pessoas se esquecem durante esses encontros das regras do condomínio, já que os nervos estão à flor da pele, e os ânimos estão agitados. É importante que apesar disso, as regras do condomínio e de convivência sejam respeitadas.
Regras do condomínio
Toda Convenção e Regimento Interno já estipulam regras sobre barulhos, festas e o uso das áreas comuns. É recomendado que antes de tomar qualquer decisão, consultar esses documentos para evitar problemas futuros.
No calor do momento, as pessoas se esquecem, e é aí que surgem as discussões entre vizinhos, notificações escritas e multas. É por isso que os moradores devem estar atentos com esses detalhes, para evitar qualquer conflito, e situação desagradável.
Como aproveitar com tranquilidade
Cuidado com o barulho excessivo, lembre-se das regras de convivência, evitar som fora do horário estipulado é o ideal. Mas é importante pensar também no próximo, pois muitas pessoas tem horários de descanso alternativo, e não gostariam de ser incomodadas. O respeito e tranquilidade devem ser permanecidos.
Avise os seus visitantes sobre as regras do seu condomínio, para que tudo ocorra bem. Lembre-se que se o seu visitante descumprir alguma norma do condomínio, você será responsabilizado.
Não fique incomodando o síndico para que libere algo que seja proibido pela Convenção ou Regimento Interno. O síndico terá muito trabalho pra fazer, e gerenciar o condomínio nesse período não será nada fácil.
Com relação a fogos de artifício, em algumas cidades já foram proibidos. E nos condomínios é preciso ter muito cuidado para não machucar ninguém e nem incomodar os demais moradores, sem contar o dano aos animais de estimação, que muitas vezes não suportam o barulho dos fogos.
E por fim, as bandeiras nas sacadas e janelas podem ser consideradas alteração de fachada, e é proibida pelo Regimento Interno e Convenção. Mas caso esse assunto seja aprovado em Assembleia, pela maioria dos condôminos, elas até podem ser colocadas de modo que não danifique a estrutura do prédio. Mas vale lembrar que, alguns condôminos podem torcer para outros países, então o direito deve valer para todos, seja tolerante!
Tohea Ranzetti