No condomínio Palazzi di Venezia, a separação ocorre da forma correta. O síndico, Celso Pedro, lembra que temos capitais no país que não possuem este atendimento. “São José dos Campos possui a coleta seletiva há muitos anos. É importante que todos colaborem”, disse.
O zelador Edrei Baldani explica que o condomínio fez melhorias para separar as lixeiras e facilitar o acesso aos moradores. “Isso também ajudou na separação adequada”, apontou.
Para os condomínios
Os condomínios que atingirem os melhores níveis de separação e destinação correta dos resíduos ganharão o Selo Verde.
Com a implantação desse programa ‘Meu Condomínio Recicla’, a prefeitura espera uma valorização agregada dos condomínios que receberem o Selo Verde, por conta da adesão dos moradores ao quesito de sustentabilidade.
Para a cidade
Os resíduos descartados corretamente trazem benefícios em três esferas: ambiental, social e econômico. Quando os materiais recicláveis são destinados corretamente nos contêineres azuis disponibilizados nos condomínios, os moradores ajudam a proteger o planeta.
Os resíduos seguem para a indústria recicladora, minimizando os impactos ambientais com menos matéria-prima retirada do meio ambiente para a produção de novos materiais. Além disso, a coleta seletiva aumenta a vida útil do aterro sanitário da cidade.
Os materiais reciclados transformam vidas. Eles proporcionam geração de renda para os catadores que vivem da reciclagem. Em 2017, a Prefeitura de São José dos Campos realizou a inclusão social de mais de cem famílias de três cooperativas no Centro de Triagem dos Materiais Recicláveis da Urbam.
O município conta com uma excelente estrutura para a realização da limpeza urbana, da coleta seletiva e da coleta comum. Os condomínios recebem contêineres nas cores azul (reciclável) e marrom (lixo comum) em quantidades compatíveis com a geração de resíduos e de forma gratuita, em regime de comodato.
Os moradores só precisam de duas lixeiras em casa e depois devem destinar estes materiais nos contêineres adequados. Já o condomínio precisa disponibilizar os contêineres nos dias e horários corretos de cada coleta, cuja consulta da programação pode ser feita no site da Urbam.
Fonte: 012 News