Os golpistas estão por toda parte. Manter os olhos muito abertos é questão de sobrevivência. De acordo com a Axur, empresa especializada em riscos digitais, houve um aumento de 785% em golpes com boletos bancários somente em 2021.
E o Golpe do Boleto Falso faz várias vítimas todos os anos e pode afetar também os condôminos na hora de quitarem seus pagamentos. Porém, se você ficar atento a alguns detalhes, a possibilidade de ser a próxima vítima diminui.
“Ao desconfiar de um boleto, uma simples consulta com a administradora para confirmar os dados ou até a solicitação de uma segunda via por meio dos canais oficiais pode evitar um prejuízo financeiro e uma grande dor de cabeça, por isso, é importante que o relacionamento entre as partes seja o mais transparente e fluido possível”, alerta Rodrigo Della Rocca, CEO e fundador do CondoConta, banco exclusivo para condomínios.
Os sinais do golpe estão em todo lugar
O e-mail alarmista é a principal forma de envio de um boleto falso. São mensagens do tipo “urgente, você tem um boleto em aberto” ou “você tem uma dívida em nosso sistema”. No e-mail, ao clicar no link para uma página falsa, que gera o boleto fraudado, os cibercriminosos instalam um tipo de malware no computador ou celular.
É preciso ter em mente que os criminosos estão sempre se atualizando para aperfeiçoar seus golpes. É necessário estar atento a pequenos detalhes para identificar se o boleto é legítimo ou não.
A primeira coisa é sempre desconfiar de e-mails, especialmente os inesperados ou os que tiverem aquele tom alarmista. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou administradora do seu condomínio para verificar a legitimidade da mensagem.
Outra orientação do especialista da CondoConta é sempre desconfiar de anexos ou links na mensagem. O arquivo do boleto falso geralmente tem formato ZIP, mas, normalmente, faturas por e-mail são baseadas em arquivos PDF. Checar o remetente do e-mail e observar grandes erros de formatação ou de escrita na mensagem também são cuidados que ajudam a identificar golpes desse tipo.
Fique atento para as informações bancárias
Há um detalhe em especial que pode ser decisivo para identificar uma fraude: todos os boletos precisam ser registrados com informações do banco para o qual se está efetuando o pagamento.
Os três primeiros dígitos do boleto contêm essa informação, esses dados permitem fazer uma pesquisa simples para descobrir se as informações são verdadeiras. Por exemplo, se seu boleto é para ser pago para o Itaú, cujo código é 341, e começa com 237 (código do Banco Bradesco), esse boleto é falso.
Fonte: Terra